Você verá que a emoção começa agora...
Agora é brincar de viver!
(Guilherme Arantes)





terça-feira, 19 de junho de 2012

FAIAL, A ILHA AZUL!

 

Depois de nossa emocionante chegada, hasteamos a bandeira de Portugal no Andante, com muito orgulho!

DSC02651

Estávamos radiantes, mas como sempre depois de travessias, o cansaço toma conta… e depois da cervejinha no Peter, dormimos como anjos.

DSC02644

No outro dia, já descansados, saímos pra conhecer o lugar, caminhamos nas estreitas ruas de Horta, com suas casinhas caiadas de portas nas calçadas e sempre com a imagem de um Santo em azulejos portugueses a enfeitar a entrada. Abaixo a praia de Porto Pim.

DSC02669

DSC02691

Recebemos na marina, a visita de Beatriz Madruga, que após um ano nos falando via internet, chegou o momento do nosso encontro. Na foto da esquerda para direita, Hugo, Beatriz, Genuino, Fernando, Catarina, Carol e eu.

DSC02672

Beatriz é brasileira, de Porto Alegre, casada com o açoreano, Genuíno Madruga, muito conhecido pelo seu feito, deu duas voltas ao mundo em solitário e em uma delas, dobrou o temido Cabo Horn, de Leste para Oeste, ele foi o décimo homem em nivel mundial a realizar essa façanha. Carol, filha do casal, nascida no Brasil, mas indiscutívelmente uma portuguesinha adorável. Ótimos anfitriões, nos deram todo apoio em terra, vocês poderão sentir isso no decorrer de nossa estada nos Açores.

DSC02702

Visitinha ao mercado e o Fernando, quase levou todos os chouriços portugueses pra dentro do Andante… Meu Deus! Que lombriga!

DSC02709

Aqui, as cervejas portuguesas são a Sagres e a Super Bock, nossas eleitas, assim como o melhor lugar para saboreá-las é o Bar do Peter, nosso QG… e do cardápio deles provamos várias iguarias… Sabores dos Açores!

DSC02697

Queijo de São Jorge, delicioso, amanteigado, vem quentinho e é servido com azeite e azeitonas.

DSC02713

Ameijoas (uma conchinha local) à Bulhão de Pato… uma entradinha deliciosa, vem com um molho a base de vinho e limão, hummmm… adorei!

DSC02711

Lapas (outra concha) Grelhadas, vem com molho de Piri Piri (é uma pimenta local), deliciosas também, picantes e ótimas pra acompanhar uma cervejinha.

DSC02701

Eu que sou meio chatinha pra essas coisas, feitas com sangue ou com miudos, me deliciei com as Morcelas… hummmm!

DSC02641

Espetada de Frutos do Mar… delicia! E abaixo, Sopa de Baleia, na verdade, só tem baleia no nome, é uma sopa de legumes com bastante tomilho… booooa!

DSC02740

Espetada Mista, vem com carne de boi, de porco e frango, entremeados com pimentões e linguiças

DSC02741

Olha aí a maluquete da Bia, nos procurou e nos encontrou, é claro, no Bar do Peter… nos levou para dar uma volta na ilha, em sua carrinha (assim chamam as caminhonetes)… passeio espetacular!

DSC02748

Um arquipélago composto por 9 ilhas de origem vulcânica, formam os Açores, as ilhas são: Corvo, Flores, Faial, Pico, São Jorge, Graciosa,Terceira, São Miguel (Capital) e Sta. Maria.

DSC02758

Fomos apresentados as belas praias e paisagens do Faial, que possui 172,43km², largura máxima de 14km, comprimento máximo de 21km e 15 mil habitantes.

DSC02765

Belos contrastes…

DSC02768

Por entre a paisagem vulcânica, onde predominam as rochas negras, brotam as cores das flores e do mar em harmonia com a natureza.

DSC02778

Aqui as terras não são divididas por cercas e sim por plantações de hortências, que quando florescem dão a cor azul as divisas, por isso Faial é chamada a Ilha Azul.

DSC02828

Penhascos tiram nosso fôlego e nos surpreendem com tamanha beleza. Quando vejo o mar daqui, toda essa imensidão, toda a força sendo descarregada nas encostas rochosas, imagino que seriam loucos os que se aventuram nesta infinidade de águas… mas só quando vejo desse ângulo… rsrsrsrs.

DSC02771

Aqui o Morro Castelo Branco

DSC02772

Essa foi a visão que tivemos quando chegamos e avistamos o Morro do Castelo Branco do mar.

DSC02592

Carol e Bia nos mostrando Faial, não poderíamos ter melhores guias.

DSC02785

O Vulcão dos Capelinhos, constitui um dos principais pontos turisticos do Faial e uma paisagem para além de única nos Açores, onde se pode admirar os efeitos da erupção que acontenceu em 1956/57.

DSC02787

Esta área é classificada como “Paisagem Protegida” de elevado interesse geológico e biológico. Foi um marco nas histórias dos vulcões de todo o mundo, pois pôde ser observado e documentado do seu inicio até seu adormecimento… Será que ele adormeceu mesmo? Tenho sempre minhas dúvidas… eu hein!

DSC02791

O mais interessante é que ele iniciou-se como um vulcão submarino e terminou terrestre e uma das consequências mais marcantes, foi o aumento da ilha em 2,4km².

A força das águas do Atlântico Norte explodindo na paisagem vulcânica do Faial… Um espetáculo!

DSC02792

Uma parada no Fim do Mundo para molhar as palavras.

DSC02803

Apresento a vocês, o “Bar Fim do Mundo”, pronto é aqui! Isso é para provar que vamos até o Fim do Mundo atrás de uma cervejinha gelada… rsrsrsrs.

DSC02798 

Um brinde! Tim Tim!

DSC02802

A bela vista de Fajã da Praia, oferece o contraste entre o terreno de lava negra, vegetação, mar e céu em tons distintos de azul.

DSC02805

É realmente muito especial imaginar o lugar onde estamos no mapa, em pleno Atlântico, distante 2110 milhas de Nova Iorque e 900 milhas de Lisboa, essas ilhas vulcânicas, foram apontadas por investigadores do assunto, como a lendária Atlântida Perdida. Uhuuu… Atlântida! É de arrepiar não é?

DSC02812

Bia, a maluquete mais querida dos Açores. Uma das coisas mais interessantes de viajar, é fazer amigos em vários pontos do mundo!

DSC02808

Esse é o antigo Farol dos Capelinhos, foi destruido pelo “sismo” (assim que chamam os terremotos aqui) de 1998, hoje só restam ruinas.

DSC02821

DSC02827

Olhem o que sobrou da lavanderia… rsrsrsrs.

DSC02825

No caminho, um caçador com 3 coelhos abatidos… que dó! Mas por aqui é comum a caça e mais importante, permitida, portanto tudo ok e… Bye Bye Coelhinhos, vão direto pra panela.

DSC02831

Praia do Almoxarife, paisagem que contrasta com as nossas praias brasileiras de areias brancas, ai vemos essa praia de beleza singular a mostrar suas areias negras.

DSC02839

DSC02840

A cidade de Horta protegida pelo Monte da Guia ao fundo, vista do Miradouro de Nossa Senhora da Conceição.

DSC02845

Belos dias… Belos Passeios! Olha a turma toda ai!

DSC02782

5 comentários:

Eduardo disse...

Realmente a cada postagem fico mais impressionado e com a certeza do que quero para minha vida, pois, é uma aventura enriquecedora e inesquecível, tudo que preciso.
Por favor, não demore tanto para atualizar, ficamos "loucos" por notícias...kkkkk
Muitas felicidades, sucesso, realizações e novos portos a conhecer.
Um forte abraço aos "andantes".
Até breve.

Att,
Eduardo e Alessandra
Natal-RN

Luis Freitas disse...

Belo texto!

ricvicente disse...

Que show ! É uma aventura e tanto. Com segurança e planejamento tudo dá certo. Continuo rastrando vcs, anotando da cada perna e a velocidade média a cada ponto que passam. Assim que voltarem, mando para vocês ! Aproveitem !

Beatriz Pereira de Moraes disse...

O Farol, aquele da lavandaria (aqui se escreve assim), é o da Ribeirinha ...
Ja tenho saudades das nossas risadas, por tudo e por nada ...
Beijocas. Adoramos voces dois!!!!
Familia Madruga

Mauricio e Silvia disse...

HELLOOOOOO POVO DE PORTUGALLLLL !!!!
Adorei aquele espetao de frutos do mar, lembrei daquele churrasco de frutos do mar na ilha comprida... que delícia !!! que saudades...
A CARA DO FERNANDO ESTA IMPAGAVEL... RSRSRRSRS

SAUDADES

MAURICIO E SILVIA